terça-feira, 18 de novembro de 2014

Quero ser Atuário #01

Quem leu a página "Sobre" viu que eu sou formada em Ciências Atuariais e, provavelmente, fez cara de "ué" pra esse fato. Fique tranquilo, não é lá um curso muito conhecido mesmo.

Agora, quem chegou aqui querendo saber mais da profissão, senta aí que eu conto tudinho da minha experiência profissional. :)

A ampulheta é o símbolo do curso (e a calculadora HP 12C salva em dia de prova!).
Foto: Stephanie Martins
Atuário é "é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos", preparado com muito cálculo e estatística e boas noções financeiras, econômicas e contábeis.

Na época de prestar vestibular, eu tinha toda a certeza do mundo de que ia prestar design e dar aulas de matemática depois de velhinha. Acontece que a vida da gente dá muitas voltas e eu percebi, na prova de habilidades específicas da FUVEST, que design não era pra mim - eu não sei desenhar nem boneco de palitinho, gente! - e minhas certezas caíram por terra.

Matemática sempre foi a minha matéria favorita na escola e eu decidi, então, que ia prestar vestibular pra licenciatura (adoro dar aula!). Minha mãe, que trabalhava em uma empresa de previdência privada na época, conhecia a área atuarial da empresa e comentou comigo que seria uma boa opção, já que é uma profissão com uma carga alta de cálculo.

Lá fui eu pesquisar a respeito e, caramba, tem tão pouca coisa na internet! Não é mesmo um curso muito difundido no Brasil, poucas faculdades oferecem, poucos profissionais se formam... Depois de pesquisar mais um pouquinho, estava decidida: eu ia fazer ciências atuariais. Prestei FUVEST de novo e, em 2010, entrei no tão sonhado curso (e na mais sonhada ainda universidade).

No próximo post, que deve entrar semana que vem, conto sobre as primeiras impressões.

Chegou aqui pesquisando sobre o curso? Me conta nos comentários e vamos conversar! :)

Leia também: Quero ser Atuário #02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Stephanices, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena